terça-feira, 15 de julho de 2008

Dicas de AROMATERAPIA

Os óleos vegetais são verdadeiros tesouros que a natureza colocou a nossa disposição. Ele nos oferece os ácidos graxos essenciais que nosso corpo não pode sintetizar, assim como as vitaminas lipossolúveis.

Além dos efeitos sobre a pele, eles agem também pelo olfato. Os óleos essenciais, 100% naturais e concentrados, extraídos de vegetais, permitem reencontrar o bem-estar e a harmonia do corpo e espírito. Você cheira e, em menos de um segundo, alguma coisa acontece no seu coração... É que os aromas dos óleos essenciais influenciam o centro de suas emoções, no cérebro. Captados pelo olfato, acionam ondas geradoras de calma ou energia. Em 1920, esse efeito já merecia estudos e assim nasceu a aromaterapia, reconhecida como tratamento terapêutico só em 1960. Com o passar dos anos, tornou-se popular como terapia de substituição, pura fonte de tratamentos naturais e meio prazeroso de se perfumar.

Quanto ao seu uso terapêutico, deve-se observar tanto os efeitos físicos (penetração) quanto os emocionais (cheiro). Não deve-se misturar óleos essenciais estimulantes/revigorantes com os relaxantes, pois corre-se o risco de anular seus efeitos. Esses óleos são vendidos em vidros com 5 ml e os preços variam segundo a origem e o grau de dificuldade de extração.

CUIDADOS COM ELES - Os óleos essenciais, obtidos a partir de plantas, salvo raras exceções, devem ser usados sempre diluídos, pois são extremamente fortes. Devem ser utilizados com muita prudência por doentes graves, pessoas com pele muito sensível e mulheres grávidas. Entretanto, contra-indicações são raras e seu uso é bastante agradável. É preciso conservá-los longe do calor e ao abrigo da luz, numa caixa de madeira ou de papelão grosso, mantendo-os, também, longe das crianças e dos animais. Sua durabilidade varia. Os óleos cítricos, por exemplo, devem ser usados em seis meses. Nunca devem ser usados em sua forma pura. As dosagens indicadas devem ser respeitadas e o contato com olhos e mucosas evitado. Os óleos essenciais são para uso externo e devem ser sempre diluídos em óleo vegetal, creme ou gel neutros quando aplicados sobre a pele. Nunca deve-se substituir o acompanhamento médico (quando este for necessário) por um tratamento exclusivo a base de óleos essenciais. Durante a gravidez, principalmente nos três primeiros meses, as gestantes devem evitar alguns tipos de óleos essenciais, tais como: camomila, jasmim, cedro, basílico, manjerona, rosmarim e menta, devendo utilizar apenas os óleos vegetais. Em caso de dúvida, deve consultar seu médico ou informar-se com um aromaterapeuta. Quando utilizado um óleo essencial pela primeira vez, deve-se testá-lo para certificar-se de que não provocará reação alérgica, o que pode ser feito da seguinte forma: misture uma gota dele a uma colher (café) de óleo de amêndoas e esfregue na dobra do cotovelo. Se a pele avermelhar em 24 horas, existe sensibilidade ao produto. É importante lembrar ainda de não perfumar-se antes da exposição ao sol (há o risco de provocar irritações e manchas na pele), devendo-se ter o mesmo cuidado com relação aos óleos essenciais, especialmente, os provenientes de frutas, como o de bergamota, por exemplo.

Para massagens e banho, os óleos devem ser misturados com outros, de base, pois puros são muito fortes para a pele. O de amêndoas é considerado o mais suave e tem menor possibilidade de irritar a epiderme. Outros, entretanto, podem ser usados na mistura: óleo de jojoba, de abacate ou de semente de uva. Os óleos vegetais ricos em vitamina A e D são dotados de propriedades cicatrizantes, servindo de preparação de base, aumentando a velocidade de reparação dos tecidos.

Banhos:
Banheira: de 5 a 10 gotas. Agite bem a água.
Chuveiro: 2 gotas em esponja com gel neutro.

Massagens:
Corporal: até 5 gotas em 30 ml de óleo vegetal.
Corporal Localizada: até 30 gotas em 30 ml de óleo vegetal.
Facial: até 3 gotas em 15 ml de óleo vegetal.

Máscaras faciais: até 2 gotas em 10 g de máscara gel ou de argila.

Xampu ou condicionador com base neutra: até 10 gotas para 100 ml

Vaporizador: até 8 gotas no local indicado pelo fabricante ou bocal de saída do vapor.

Sprays para rosto, corpo ou ambiente: até 10 gotas em 100 ml de água destilada.

Compressas: até 5 gotas em uma xícara de chá (250 ml). Agitar bem.

Difusores: em média 8 gotas ou 1 gota por m2.



MASSAGEM RELAXANTE:
para eliminar o estresse e a dor de cabeça de origem nervosa, use algumas gotas da receita seguinte, em massagem circular atrás das orelhas.
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de óleo de amêndoas
1/2 colher (café) de óleo de germe de trigo
10 gotas de óleo essencial de lavanda
5 gotas de óleo essencial de camomila
Preparo: ponha os componentes num vidrinho, tampe-o, agite-o e use a mistura. A porção é suficiente para uma massagem total de corpo. Guarde-a ao abrigo da luz e do calor.

PARA UMA MASSAGEM SENSUAL:
assim como alguns perfumes são mais sensuais que outros, existem óleos essenciais com a reputação de afrodisíacos. Entre os perfumes, rosa, jasmim, néroli e ylang-ylang encabeçam essa lista. Entre os óleos, o de rosa é o mais procurado. Uma receitinha:

Ingredientes:
50 g de óleo de amêndoas
1/2 colher (café) de germe de trigo
15 gotas de óleo essencial de rosa
5 gotas de óleo essencial de corindro
2 gotas de óleo de cedro
Preparo: Coloque tudo num pequeno vidro, tampe, agite e utilize em massagens no corpo. A porção obtida dá para três massagens de corpo ou seis de ombros e pescoço. Guarde ao abrigo da luz e do calor.

BANHOS AROMÁTICOS
Prepare sua espuma de banho adicionando-lhe o óleo essencial preferido. Para melhor resultado, use como ingrediente de base um sabão líquido ou xampu transparente.
Banho estimulante...
Ingredientes:
120 g de sabão líquido sem perfume
25g de glicerina
35 gotas de óleo essencial de pamplemousse
15 gotas de óleo essencial de gengibre
Preparo: misture a glicerina e o sabão líquido. Em seguida, junte os óleos essenciais. Guarde em frasco plástico.
Banho relaxante... Depois de um dia de trabalho, nada melhor que um banho à base de lavanda. Elimina o cansaço e a dor de cabeça provocada por tensão.
Ingredientes:
1 frasco de shampoo transparente, sem perfume
3 colheres (sopa) de flores de lavanda, secas
5 gotas de óleo essencial de lavanda
Preparo: coloque os componentes num vidro, tampe-o e agite-o. Deixe-o repousar por duas semanas em local quente, agitando-o de vez em quando. Coe o líquido e guarde-o em frasco plástico.

FRAGRÂNCIA NO AR
Além do uso terapêutico e cosmético, os óleos essenciais podem reanimar pots-pourris cansados ou, simplesmente, perfumar ambientes. Junte algumas gotas do óleo escolhido na cera derretida de uma vela acesa.
Ou use um aquecedor de essências, normalmente de cerâmica, onde algumas gotas do óleo misturadas a uma colher (sopa) de água permanecem num recipiente sobre a chama de uma vela.
Existem também círculos próprios para serem colocados sobre lâmpadas, onde água e óleo permanecem aquecidos. Você pode manter um ambiente agradavelmente perfumado e, ao mesmo tempo, se beneficiar dos efeitos do aroma. Experimente: perfumada, a vida é outra coisa!



ÓLEOS ESSENCIAIS

São as substâncias naturais presentes nas plantas, responsáveis pelos odores aromáticos que nela encontramos. Estas substâncias estão presentes nas flores, cascas, raízes, frutos e sementes, quase sempre de vegetais superiores. Os óleos essenciais têm efeitos sinérgicos, ou seja, que se completam e fomentam-se, por esta razão se misturam entre si para um efeito ótimo (não mais de quatro óleos).

ALECRIM (Rosmarinus officinalis)
Fortalece a memória e a concentração. Ativa a circulação, alivia dores musculares e reumáticas. Combate a fraqueza e o cansaço em geral. Combate gripes e resfriados. Bom para quedas de cabelos, acne, pele madura e celulite.
Precauções: Não usar durante a gravidez, quem sofre de epilepsia e hipertensão. Em caso de peles sensíveis, usar em baixa concentração.

CAMOMILA ROMANA (Anthemis nobilis)
Aroma animador e reconfortante. Alivia o stress, a ansiedade, a depressão, dor de cabeção, enxaqueca e insônia. Útil nos casos de dores musculares e reumáticas. Na pele é bom para acne, dermatites, pele sensível, couperose.
Precauções: Evite durante o primeiro trimestre de gravidez.

CEDRO (Juniperus virginiana)
Aquecedor e calmante, levemente afrodisíaco. Relaxante. Indicado para ansiedade, stress e tensão. Usado nos momentos de meditação. Acne, cabelos oleosos, caspa e queda de cabelos.
Precauções: Não usar durante a gravidez. Pode irritar peles sensíveis. Usar em baixa concentração.

CITRONELA (Cymbopogan nardus)
Repelente de insetos, anti-séptico. Estimulante e refrescante. Pode ser usado para excesso de transpiração.
Precauções: Pode aumentar os batimentos cardíacos.

EUCALIPTO (Eucalyptus globulus)
Combate doenças infecciosas e respiratórias, artrite, dores musculares, caimbras, dores de cabeça e cansaço. Clareia e estimula a mente. Refrescante, animador e revigorante. Acne e pele oleosa.

BERGAMOTA (Citrus bergamia)
É um maravilhoso anti-depressivo. Ajuda nos momentos de ansiedade, medo, crise emocional. Equilibrador do sistema nervoso. Na pele é bom para acne, pele oleosa e pele inflamada.
Precauções: Use-o em baixa concentração. Se aplicado sobre a pele, não se expor ao sol por no mínimo 12 horas. Cuidado, é fotossintetizante.

CANELA FOLHA (Cinnamomun zeylanicun)
Alivia dores reumáticas, artrite e ativa a circulação. Indicado para fadiga e impotência. Estimulante mental.
Precauções: Irritante da pele. Usar em baixa concentração. Estimula as contrações do parto.

CIPRESTE (Cupressus sempevirens)
Ativa a circulação, alivia reumatismo e artrite. Alivia a tensão nervosa e stress. Indicado para celulite, excesso de transpiração, acne e caspa.

FUNCHO DOCE ou ERVA-DOCE (Foeniculum vulgare)
Tem um aroma adocicado e canforado que lembra o anis com efeito revigorante, purificante e energizante. Pelo seu efeito desintoxicante ajuda a eliminar os excessos com alimentos e bebidas. Bom para celulite, obesidade, retenção hídrica. Regulador do sistema glandular e reprodutivo, sendo usado para aliviar os sintomas da TPM e insuficiência de leite na amamentação.
Precauções: Não usar durante a gravidez e/ou quem sofre de epilepsia. Usar em baixa concentração.

GERÂNIO BOURBON (Pelargonium graveolens roseum)
Regulador hormonal. Bom para ansiedade, depressão, equilíbrio emocional e tensão nervosa. Indicados nos casos de celulite, acne, dermatite, para todos os tipos de pele exceto a sensível.

HORTELÃ-PIMENTA (mentha piperita)
Excelente nos casos de circulação deficiente, cansaço, desordens respiratórias, dores musculares. Melhora a atenção e estimula a mente. Acne e dermatite.
Precauções: Não usar durante a gravidez e amamentação. Usar em baixa concentração.

LARANJA (Citrus aurantiun)
Propriedades digestivas, estimulantes do sistema linfático; sedativo suave, bom para sintomas de depressão, tensão nervosa e stress. Bom para celulite, obesidade, retenção de água, equilibrador e amaciante da pele e dos cabelos. Precauções: Após o uso não expor-se ao sol.

LAVANDIN (Lavandula flagrans)
Aroma floral semelhante ao da lavanda, sendo menos adocicado com um toque mais amadeirado e canforado sem ser muito marcante. É animador e refrescante, alivia o stress. Bom para mentes cansadas, dores musculares, problemas circulatórios, articulares e respiratórios. Indicado para acne, dermatites, eczemas.

LIMÃO (Citrus limonum)
Aroma animador e refrescante. Combate gripes e resfriados. Ansiedade e falta de concentração. Acne, edemas, pele oleosa, pele inflamada, seborréia, celulite e pele rachada.
Precauções: fotossensibilizante; não aplicá-lo antes de exposição solar por menos de 12 horas.

MANJERICÃO (Ocimun basilicun)
Câimbras, dores musculares. Bom para ansiedade, stress, depressão, frieza emocional, clareza de raciocínio, fadiga. Reanimador e aquecedor. Cabelos oleosos e edemas.
Precauções: Não usar durante a gravidez e usar em baixa concentração. Evitar peles sensíveis.

GRAPEFRUIT (Citrus paradisi)
Seu efeito é animador e antidepressivo. Auxilia nos casos de convalescença e cansaço em geral. Indicado para celulite, pele oleosa e pele inflamada.

JUNÍPERO OU ZIMBRO (juniperus communis)
Aroma refrescante com um leve toque amadeirado que limpa e desintoxica. Estimula e fortalece os nervos, auxilia nos casos de ansiedade e tensão nervosa. Age em dores reumáticas, infecções do trato urinário, tosse, gripes e resfriados, acne, celulite, perda de cabelos e peles oleosas.
Precauções: Não usar durante a gravidez e em pessoas com problemas renais.

LAVANDA FRANCESA (lavandula officinalis)
Considerado o óleo mais útil e versátil da aromaterapia. Alivia o stress, a ansiedade, a depressão e a insônia. Útil nos casos de dores musculares, reumatismo, queimaduras e ferimentos, dor de cabeça e enxaqueca. Animador, confortante. Acne, dermatite, eczemas, psoríase, regenerativo, todos os tipos de pele, picadas de insetos.

LEMONGRASS (cymbopogan flexuosos)
Bom para flacidez muscular, dores musculares e massagens desportivas. É revigorante, combate o stress, a exaustão nervosa e alivia a depressão. Indicado para acne, cabelos oleosos, poros abertos.
Precauções: Em doses altas é irritante da pele.

MANDARINA (citrus madeurensis)
Alivia e tensão nervosa e o stress, retenção hídrica, acne, peles oleosas, celulite, edemas, estrias e obesidade.
Precauções: fotossensibilizante; não aplicá-lo antes de exposição solar por menos de 12 horas.

MANJERONA (Origanum majorana)
Efeito relaxante na musculatura: é aquecedor aliviando dores nas juntas enrijecidas, dores reumáticas, músculos tensos e contraídos. Ansiedade, tensão, insônia. Relaxante, aquecedor e confortante.
Precauções: Não usar durante a gravidez; sua propriedade sedativa a torna um bom tranqüilizante, portanto use-a em baixa concentração.

OLÍBANO (Boswellia carteri)
Melhora a respiração. Bom para combater a ansiedade, tensão, stress. Ajuda a concentração; bom para a meditação, elevando a consciência. Pele madura e oleosa.

PATCHIOULI (Pogostemon patchouli)
Ajuda nos casos de stress e ansiedade. Afrodisíaco. Indicado para acne, dermatite, eczema, pele madura, rachada e ressecada, rugas, pé-de-galinha, tinha e caspa.

PINHO (Pinus sylvestris)
Alivia dores reumáticas musculares. É aquecedor estimulante, relaxante, confortante. Rubefasciente e desodorante.
Precauções: usar em baixa concentração, pode irritar peles sensíveis.
ROSA (Rosa damascena)
Excelente nos casos de depressão, insônia, impotência, tensão nervosa, tristeza. Pele madura, eczema, pele sensível, rugas, pele seca.

SÁLVIA OFFICINALIS (Salvia officinalis)
Ajuda em casos de depressão, insônia, impotência, tensão nervosa, tristeza, dores reumáticas e musculares. Bom tônico capilar.
Precauções: Não usar durante a gravidez nem amamentação. Contra-indicado em casos de hipertensão e epilepsia. Usar somente em baixa concentração.

SÂNDALO MYSORE (Santalum albun)
Há um consenso com relação ao melhor óleo de sândalo, que é o de Mysore, na Índia. É um óleo profundo, com tom balsâmico levemente canforado, com reputação de afrodisíaco. Também é relaxante, excelente para a tensão nervosa e ansiedade. Excelente nos cuidados da pele madura, eczema seco, pele sensível, rugas e pele seca.

PALMAROSA (Cymbopogon Martini)
Aroma animador e estimulante. Ajuda nos casos de ansiedade, tensão, stress. Usado em acne, dermatite, escaras, impetigo e todos os tipos de pele. Previne estrias, regula a produção de sebo, pequenos problemas infecciosos de pele.

PETITGRAIN (Citrus aurantium)
Refrescante e animador. Elimina tensões emocionais. Útil na ansiedade e depressão. Acne, pele e cabelos oleosos, odores, tônico capilar.

PAU-ROSA (Aniba rosaeodora)
Seu aroma é suave, amadeirado e doce que lembra a rosa. Também é estimulante com reputação de afrodisíaco. Atua nos casos de stress e ansiedade. Excelente para qualquer tipo de preparo para a pele como regenerador celular. Indicado para acne, dermatite, eczema, pele madura, seca, desidratada e rachada.

SÁLVIA ESCLARÉIA (Sálvia sclarea)
Efeito animado e relaxante com reputação de afrodisíaco. Combate o stress, a depressão, a insônia, a impotência, a frigidez, a raiva, o medo e a frustação. Para os cuidados com a pele e cabelos oleosos, estimula o crescimento dos cabelos.
Precauções: não usar durante a gravidez.

SÂNDALO AMYRIS (Amyris balsamifera)
Ele é considerado o sândalo das Índias Ocidentais. Seu tonco queima como uma tocha em virtude do seu alto teor oleoso. Os nativos o chamam de "candlewood" madeira que queima como vela. Aroma amdeirado e amrgo. Efeito quente e prolongado, considerado afrodisíaco. Ajuda em casos de stress e tensão nervosa. Bom nos cuidados com a pele oleosa.

TANGERINA (Citrus reticulada)
É anti-séptico, calmante, sedativo. Estimulante linfático, digestivo e aliviador. Ajuda a combater as causas da celulite, edemas, estrias e obesidade.
Precauções: embora pouco fotossensibilizante, evite exposição solar após sua aplicação.

TEA TREE (Malaleuca altemifolia)
Combate infecções. Propriedades anti-sépticas poderosas. É antiinfeccioso, bactericida, fungicida, imuno-estimulante e balsâmico. Ajuda a cuidar da pele com acne, caspa, erupções cutâneas, tinha, micoses de unha, pele inflamada, seborréia, odores.

VETIVER (Andropogon muricatus)
Tem um aroma intenso e penetrante com um tom terroso. Bom para o stress, depressão, insônia e esgotamento nervoso. Traz alívio nos casos de artrite, dores musculares, reumatismo e má circulação. Equilibra as peles oleosas e acnéicas.

TOMILHO (Thymus vulgaris)
Atua nos casos de artrite, gota, reumatismo, dores musculares, flatulência, gripes e resfriados. Estimulante da memória e revitalizante. Tônico para o couro cabeludo, caspa e acne.
Precauções: Usar em baixa concentração, não usar em casos de gravidez, epilepsia e hipertensão.

YLANG YLANG (Cananga odorata)
Ótimo no seu efeito sobre o stress, depressão, insônia, impotência, frigidez, raiva, medo, frustração, taquicardia, hipertensão. Estimula o crescimento dos cabelos e equilibra peles oleosas.


ÓLEOS VEGETAIS

São os óleos carreadores utilizados para conduzir os óleos essenciais (que são extremamente concentrados para serem usados puros), onde a estrutura molecular dos óleos essenciais possam ser absorvidos pela pele através dos capilares. A qualidade dos óleos vegetais são tão importante quanto a dos óleos essenciais.
Forma de utilização: inalação, banhos, massagens, aplicações tópicas, compressas, gargarejos, vaporizações e aromatização de ambientes.

ABACATE:
É excelente emoliente e nutritivo, contém vitaminas A e C, sais minerais, alpem de ácidos oléico e linoléico, que conferem propriedades regenerativas ao tecido cutâneo. Bom para todo o tipo de pele, especialmente as secas e sensíveis.

CALÊNDULA:
Tem ação antiinflamatória, emoliente, antiséptica, calmante, cicatrizante. Indicado para todo o tipo de pele, inclusive com acne, sensíveis e avermelhadas. Tem ação calmante e refrescante de absorção rápida.

GIRASSOL:
Seus ácidos graxos poliinsaturados têm ação semi-secativa, nutritiva e repitelizante.

JOJOBA:
Na realidade o jojoba não é um óleo, mas em cera que não fica rançosa. Sua composição química é de grande compatibilidade com a pele humana, devolvendo a oleosidade natural da pele. Pode ser usada em qualquer tipo de pele. É eficiente no tratamento da caspa, eliminando acúmulos de agentes no couro cabeludo, deixando-o limpo e livre para o crescimento de novos fios.

AMÊNDOAS DOCES:
O óleo de amêndoas doces é rico em ácido oléico o que o torna um ótimo emoliente, proporcionando uma extraordinária maciez as peles secas.

GERGELIM:
Muito usado na medicina ayurvédica, utilizada há milênios na Índia. É um óleo energético, condutor de energia e calor. É muito nutritivo.

GERME DE TRIGO:
Rico em vitamina E evitando a perda de vitamina A no organismo, retardando o envelhecimento da pele, devolvendo a vitalidade e a elasticidade à pele.

ROSA MOSQUETA:
Quando usado em massagens faciais diárias, reduz linhas de expressão, abranda cicatrizes, permite mais mobilidade do tecido, retarda o envelhecimento precoce.

SEMENTE DE UVA:
Muito usado em massagens, pois é muito fluido, leve e sem odor. É tonificante, regenera e revitaliza a pele. É de grande utilidade na prevenção de estrias.


Fonte Bibliográfica:
Lavabre, Marcel. Aromaterapia - A cura pelos óleos essenciais. Ed. Nova Era.

Rose, Jeanne. O livro da aromaterapia.
Ed. Campus.

Tisserand, Robert.
A arte da aromaterapia. Ed. Roca.

http://www.fisiovitae.com.br/int_aromaterapia.shtml

Nenhum comentário: