terça-feira, 15 de julho de 2008

O Que Esperar da Massagem

Massagem nada mais é do que a aplicação manual sistemática de pressão e movimento sob o tecido macio do corpo - pele, músculo, tendões, membrana que recobre os músculos e grupo de músculos.

Promove a cura através do fluxo do sangue e linfa (um líquido leitoso utilizado pelo sistema linfático), liberando a tensão, estimulando os nervos, alongando e relaxando os músculos e tecidos de ligamento para mantê-los elástico.

A realização da massagem antes dos exercícios físicos ajuda a movimentar o sangue o que acarreta num pré-aquecimento; já a massagem após os exercícios físicos tem mostrado reduzir os produtos eliminados pelo organismo tais como ácido lático e carbônico que aparecem nos músculos depois de exercícios e causam câimbras e desconforto.

O sistema linfático é um sistema complexo de filtração, composto de diminutos vaso linfáticos que fazem circular um líquido leitoso chamado linfa, através de todo o corpo. O movimento da linfa é efetuado pela ação dos músculos circunjacentes, similar a uma massagem, pois o sistema linfático não possui uma bomba como o coração para a sua propulsão - aí é que a figura do massagista pode ajudá-lo funcionando como a "bomba" que ajudará a linfa a circular através de movimentos específicos. Os vasos linfáticos conduzem o liquido excessivo e as bactérias dos tecidos, que são em seguida filtrados e eliminados.

Existem também evidências científicas que afirmam que a massagem melhora o sistema imunológico e ajuda na recuperação de tecidos machucados através do aumento da circulação sanguínea na área afetada.
Alguns estudos indicam que a massagem pode até mesmo reduzir a pressão sanguínea.

Além destes benefícios gerais, a massagem tem mostrado resultados para um variedade de outros problemas como:

  • Em crianças prematuras a terapia da massagem ajudou no aumento de peso e redução no tempo de estadia no hospital.
  • Bebês de mães HIV-positivas que receberam massagem tiveram um ganho de peso e uma performance melhor do que um outro grupo que não recebeu massagem.
  • Massagem tem mostrado promover o relaxamento e alívio de dor e ansiedade em pacientes hospitalizados com câncer.
  • Massagem reduz a ansiedade e nível de hormônio do "stress" em crianças com asma, resultando em menor número de ataque de asma.
  • Em um grupo de mães deprimidas de adolescentes a massagem ajudou a diminuir a ansiedade e depressão.
  • Mães que foram massageadas durante expediente normal de trabalho experimentaram menos agitação, respostas mais rápidas e menos depressão pós-parto do que as que não receberam massagem em um grupo de estudo.
  • Massagem dentro de uma companhia que estava passando por reestruturação, entre elas, redução do quadro de funcionários, observou-se uma significativa redução da ansiedade dos funcionários.

QUERO SABER MAIS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM

Gostaríamos de frisar que estamos apenas relatando resultados de estudos que vem sendo desenvolvido, o que em momento algum queremos é que as pessoas pensem que a massagem pode curar a Aids, câncer assim como outras doença. A massagem vem auxiliar na recuperação do paciente como um recurso a mais como você poderá ver a seguir.
Portanto se você é portador de alguma enfermidade procure sempre um médico para diagnosticá-la e tratá-la.

Quick Massage

A "Quick Massage" ou traduzindo para o português, Massagem Rápida é uma técnica de massagem que é realizada numa cadeira especialmente projetada onde o paciente fica numa posição muito confortável e relaxante o que permite que o massagista possa trabalhar de maneira fácil e com ótimos resultados a região cervical, ombros, membros superiores e região dorsal.

Um dos grandes atrativos da "Quick Massage" é que o massagista pode levar a cadeira ao local onde o paciente está como por exemplo, no escritório de trabalho, em sua casa e por que não num local de área verde ao céu aberto?

Você já pensou em receber uma massagem relaxante antes ou até mesmo após uma "caminhada" na praça, nos parques ou praia?

As sessões de "Quick Massage" tem duração média de 15-20 minutos e podem ser realizadas diariamente.

Outro atrativo é o preço das sessões que é bem mais barato, pelo fato de ter uma duração menor mas nem por isto deixar de ser eficiente e trazer ótimos resultados.

Você sabia que uma rápida massagem e alongamentos antes da prática de esportes aumentam a circulação do sangue nos músculos e como conseqüência este pré-aquecimento reduz consideravelmente os riscos de lesões musculares, principalmente quando o tempo está frio. Esta irrigação sangüínea mais abundante faz com que os músculos fiquem prontos para responder às exigências dos exercícios sem que com isto ocorra qualquer lesão.

Uma sessão de "Quick Massage" também ajuda as pessoas que trabalham nos escritórios a relaxar e encarar o resto do dia com disposição.

Saiba que existem empresas que oferecem aos seus funcionários sessões de "Quick Massage" periodicamente e pesquisas comprovaram que a produtividade, concentração e disposição destes funcionários aumentaram.

Agora é aproveitar e relaxar!

Um comentário:

Elis Mendes disse...

Muito linda esta matéria, adorei. Parabéns!!!!!
Bjus