terça-feira, 15 de julho de 2008

Reflexologia

A reflexologia baseia-se no princípio de que todos os órgãos, glândulas e partes do corpo tem pontos reflexos nas mãos e pés e quando trabalhamos estes pontos das mãos e pés é possível reduzir a tensão nos pontos reflexos, aliviando a tensão em qualquer parte do corpo e conseqüentemente trazendo um bem-estar.

Na verdade ninguém sabe exatamente com a reflexologia funciona, mas há várias teorias que tentam explicá-la, entre elas há uma que diz que a energia do organismo flui por canais (tais como no shiatsu) que tem terminações nas mãos e pés, ligando-os aos órgãos do corpo.

Enquanto o fluxo de energia está fluindo sem impedimentos, a saúde do paciente está equilibrada. Mas quando há bloqueio neste fluxo causado por tensão ou congestão dos canais, as doenças afloram.

Portanto o tratamento é feito através dos reflexos causados nos órgãos, glândulas e partes do organismo quando manipulamos os pontos específicos dos pés e mãos, para isto há um "mapa" dos pés e mãos que serve como guia a pessoa que está aplicando a técnica.

Os terapeutas preferem trabalhar a reflexologia dos pés porque manipula áreas menos expostas que as mãos. As regiões correspondentes a cada órgão são massageadas com pressão do polegar. Distúrbios orgânicos podem ser detectados pelas alterações de tecido (músculos e tendões), além de diminutas concentrações que são percebidas pelo tato como se fossem grãos de areia ou cristais. Por ser indireto, é um sistema que, entre outras características, permite atingir regiões do corpo de acesso mais difícil.

O efeito mais imediato da reflexologia é o relaxamento, às vezes tão profundo que a pessoa dorme no meio da sessão. É benéfico porque, como se sabe, a origem de muitos males modernos é o stress.
Não exagere! Como a massagem nos pés pode afetar funções fisiológicas, o excesso de estimulação, por exemplo, pode provocar diarréia.

A reflexologia também pode ser utilizada em auto-massagem.

Para experimentar há um exercício muito agradável. De preferência sentado, role uma bola de tênis no chão, sob a sola do pé, procurando massagear todas as áreas, incluindo os dedos. Vai sentir que alguns locais são mais dolorosos que outros. Não faça mais do que quinze minutos em cada pé para não provocar, sem querer, excesso de estimulação de conseqüências imprevisíveis. Em seguida, levante-se e procure sentir seus pés e como todo seu corpo está relaxado.

Abaixo:
Planta do pé esquerdo, com os pontos reflexos


Fonte: A versão original desta matéria pode ser encontra em http://my.webmd.com , artigo 3187.10223

Nenhum comentário: